Início > Falácia > Falácia

Falácia

Uma falácia é um argumento que, devido a um erro em suas relações internas ou em sua forma, se apresenta inválido como um todo.

Tipos de falácias

Em argumentos lógicos, falácias são formais ou informais. Por a validade de um argumento dedutivo depender da sua forma, uma falácia formal é um argumento dedutivo que tem uma forma inválida, e uma falácia informal é qualquer outro modo de raciocínio inválido em que o erro não está na forma do argumento.

Começando com Aristóteles, falácias informais tem sido classificadas em diversas categorias, dependendo da fonte do erro. Existem falácias de relevância, falácias envolvendo raciocínio causal, e falácias resultando de ambiguidades (ou equívocos). As formas mais comuns de falácias são notáveis em discursos políticos.

Reconhecer falácias em argumentos reais pode ser dificil já que argumentos são
muitas vezes estruturados usando padrões retóricos que obscurecem as conexões lógicas entre as asserções. Falácias podem também atingir as fraquezas emocionais ou intelectuais do interlocutor. Ter a capacidade de reconhecer falácias lógicas em argumentos reduz a chance de ser enganado por uma delas.

Uma abordagem diferente para entender e classificar falácias é oferecida pela teoria da argumentação; Nesta abordagem, um argumento é considerado como um protocolo interativo entre indivíduos que tem como objetivo resolver uma discordância. O protocolo é regulado por certas regras de interação, e violações dessas regras são falácias. Muitas falácias na lista abaixo são melhor compreendidas ao serem vistas desta maneira.

Argumentos falaciosos envolvem não apenas lógica formal, mas também causalidade. Outros envolvem truques psicológicos tais como relações de poder entre o emissor e interlocutor, apelos ao patriotismo e moralidade, apelos ao ego etc., para estabelecer premissas intermediárias necessárias para um argumento. De fato, falácias frequentemente residem em assunções ocultas ou premissas implicadas em argumentos que não são sempre óbvias à primeira vista.

Perceba que fornecer uma crítica a um argumento não tem relação com a verdade da conclusão. A conclusão poderia muito bem ser verdadeira, enquanto o argumento é inválido.

(continua…)

Anúncios
Categorias:Falácia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: